SOBRE O CÂNCER

Share on Facebook

O câncer é um tumor* maligno, que se origina da multiplicação exagerada e desordenada de células anormais em uma determinada região do corpo. O câncer não é apenas uma doença, mas um conjunto de mais de 100 doenças diferentes, que tem em comum o alto poder de reprodução e proliferação das células. As características de cada doença e das células que as formam são os fatores principais para determinar o seu crescimento, desenvolvimento e os índices de curabilidade.

As células que formam um tumor maligno são capazes de disseminarem pelo organismo e se alojarem em diversas partes do corpo, formando nestes locais outros tumores malignos, distantes do original. Este processo é chamado de metástase.

* Tumor é qualquer acúmulo de tecido, proveniente da reprodução de células. É importante ressaltar que, além dos tumores malignos, existem os benignos, que não se transformam em câncer. Eles têm algumas características diferenciadas dos tumores malignos. O crescimento mais lento, o limite do tamanho e a incapacidade de se espalhar por outros órgãos são algumas dessas diferenciações.