Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata

Share on Facebook

Dados gerais

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer, INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e são esperados 61.200 novos casos da doença no Brasil. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Dicas de Prevenção

A prevenção está relacionada principalmente a hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física, não fumar e manter o peso adequado.

Exames Preventivos

A partir dos 50 anos, todo homem deve iniciar o acompanhamento anual com um urologista para avaliar necessidade de realizar exames específicos, como dosagem de PSA e toque retal. Não há um consenso sobre a realização dos exames para todos os homens. A indicação deve ser recomendada individualmente pelo médico especialista.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da doença estão relacionados a alterações urinárias, como: necessidade de urinar com urgência e em intervalos menores, sensação de não esvaziar a bexiga completamente, presença de sangue na urina; dor óssea e fraqueza. È importante lembrar que a ausência de sintomas não invalida a necessidade de acompanhamento médico anual, pois muitas vezes esses sintomas aparecem quando a doença já está em fase mais avançada.

Tratamento

O tratamento vai depender da extensão da doença, tamanho, tipo do tumor e idade do paciente. Pode ser realizada cirurgia, radioterapia ou hormonioterapia.  A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o médico.