CQAI comemora o Outubro Rosa

Share on Facebook

Evento para os funcionários chamou a atenção sobre o câncer de mama

Em comemoração ao ‘Outubro Rosa’,, mês em que há em todo o mundo ações de conscientização sobre o câncer de mama, o Centro de Quimioterapia Antiblástica e Imunoterapia (CQAI) realizou um evento para toda a equipe com o objetivo de conscientizar os sobre a doença. O objetivo principal do evento foi atualizar os funcionários sobre diversas questões, como prevenção, exames, tratamento e colaborar para que eles sejam multiplicadores dessas informações, levar para família, amigos e parentes.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e um dos organizadores do evento, Adílson José, relembrou que a informação ajuda muito no tratamento do câncer. “Além de desmistificar a doença, colabora para que as pessoas estejam atentas aos sintomas e à necessidade de realizarem exames regularmente”.

A palestra foi feita pela enfermeira da equipe, Daniele Cabral Mendes. Ela explicou  que não existe uma causa única para o câncer de mama. “Há sim um somatório de fatores como os ambientais, hormonais e genéticos. Mas, os principais são: ser mulher e envelhecer, já que a incidência aumenta com a idade” – afirmou. A palestrante lembrou ainda que, apesar de raro, o câncer de mama também acomete homens e, por isso, eles também devem ficar atentos a sintomas, como: mudança no tamanho e formato das mamas, aparecimento de nódulos nas mamas ou nas axilas, irregularidades na pele, saída de secreção pelo mamilo, entre outras alterações.

MAMOGRAFIA

                Apesar da importância de observar os sintomas que podem surgir, a mamografia ainda continua sendo o principal meio de detecção do câncer de mama. De acordo com a enfermeira, “ela é o principal meio de detecção, pois a doença tem uma fase bem inicial em que as lesões não são palpáveis, porém poder ser detectadas pelo exame. E é nesse estágio em que há maior chance de cura, até 95%”. A recomendação é que o exame seja realizado anualmente, a partir dos 40 anos.

Além de um evento informativo, a palestra também promoveu a confraternização entre os setores. Para a funcionária Helenir Cione, do setor de Registro Hospitalar do Câncer, “foi uma boa oportunidade para reunir os colegas e relembrar questões importantes sobre o câncer de mama”. Ela destacou ainda a presença dos homens da equipe. “Gostei que eles participaram, mostraram interesse e podem repassar as informações para as mães, esposas e  filhas”. Heloísa Proença, do setor de arquivo, destacou o caráter didático da palestra. “Foi muito explicativa e de fácil entendimento. Uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o assunto”.

 

 

Mais informações

Assessoria de Comunicação CQAI

Jornalista responsável: Rafaela Andrade

Tel.: (31) 3519-2222 | Email: randrade@cqai.com.br