Simpósio promove atualização científica para profissionais da especialidade

Share on Facebook

A equipe do Centro de Quimioterapia Antiblástica e Imunoterapia (CQAI) está organizando o 12º Simpósio Mineiro de Enfermagem e Farmácia em Oncologia, que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2016, em Belo Horizonte. Tradicional no calendário científico nacional, o evento traz para a capital mineira especialistas de todo o país.

Neste ano, a programação científica terá como tema central Inovações e os Impactos na Oncologia. O objetivo principal é discutir as principais novidades da área e mostrar o que muda, na prática, com as novas tecnologias. O coordenador do evento, Dr. Sebastião Cabral Filho, ressalta a necessidade de constante atualização profissional na área, pois “todos os anos novos estudos são publicados, novas drogas chegam ao mercado, novos protocolos de e é preciso acompanhar o que há de novo para levar sempre o melhor tratamento para os pacientes”.

A programação científica foi elaborada cuidadosamente pela equipe organizadora, para abordar temas de interesse não só de enfermeiros e farmacêuticos, mas também de outros profissionais que atuam no tratamento do câncer. A abertura do evento será na manhã do dia 17, com a conferência Equipe Multidisciplinar: o que mudou? O oncologista do CQAI, Dr. Eduardo Carvalho Brandão será o palestrante e vai falar sobre a sua experiência profissional como médico e principalmente sobre os avanços em relação ao crescimento da equipe multidisciplinar em oncologia. O primeiro dia de programação científica também abordará outros assuntos, como: Eventos Adversos, Assistência Integral ao Paciente, Núcleo de Segurança, e Auditoria de Contas em Oncologia

A conferência A Outra Face do Cuidar: Assistência ao Paciente em Cuidados Paliativos abrirá o segundo dia do evento, que também abordará Controle de Infecções em Oncologia, Quimioterapia Oral, Gestão em Oncologia e Farmacoenonomia.

IMUNOTERAPIA

Considerada um dos maiores avanços em oncologia nos últimos tempos, a imunoterapia não poderia ficar de fora do programa científico do evento. Essa modalidade de tratamento que ativa o sistema imunológico dos pacientes para combater o câncer será tema de três palestras durante o Simpósio.  No dia 17, a farmacêutica Sandra Hazin, de Recife falará sobre Intercambialidade de Imuno-Oncológicos. No mesmo dia, os participantes também poderão assistir à conferência Imunooncologia: Novas Drogas Aprovadas no Brasil e o  que Há de Novo para Chegar, que será ministrada pela farmacêutica Maely Retto, do Rio de Janeiro. Já no segundo dia, será tema de uma mesa redonda que vai abordar como deve ser a atuação de enfermeiros e farmacêuticos na assistência aos pacientes em uso de imuno-oncológicos. “A imunoterapia já e uma realidade em nosso país. È um tratamento promissor, que tem apresentado excelentes resultados e uma grande melhora na qualidade de vida dos pacientes. Exige que todos os profissionais da área estejam atualizados e aptos para esse novo momento da oncologia” – diz Dr. Cabral.

HISTÓRIA 

O Simpósio Mineiro de Oncologia chega à 12ª edição com uma trajetória de sucesso. Já reuniu ao longo de todos esses anos profissionais que atuam na oncologia de todo o país. Surgiu com o objetivo de cobrir uma lacuna de eventos específicos para enfermeiros e farmacêuticos oncológicos.

É promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Minas Gerais, o Ceomg, e conta com o apoio do Centro de Quimioterapia na realização. A equipe organizadora do evento conta ainda com a participação da enfermeira do CQAI Ocarlinda Lopes Aguiar na coordenação de enfermagem, da farmacêutica do CQAI Cláudia Lara Fonseca na coordenação de farmácia e do oncologista do CQAI, Dr. Wagner Brant, como presidente do Ceomg.

A programação completa e outras informações do evento podem ser acessadas aqui.