Share on Facebook

SETORES

Para cumprir sua meta de promoção de saúde, de melhoria de qualidade da vida de seus pacientes e de assistência integral em oncologia, a clínica dispõe da melhor tecnologia, buscando atendimento de excelência e aprimoramento contínuo da equipe multidisciplinar

Enfermagem


A equipe de enfermagem se destaca pela sua importante atuação no tratamento oncológico. São profissionais especializadas que permanecem a maior parte do tempo com os pacientes, sendo responsáveis por diversas atividades que envolvem a administração do quimioterápico, orientações sobre o tratamento, seus cuidados e possíveis efeitos colaterais. A equipe tem sensibilidade e conhecimento específicos para realizar intervenções em caso de reação adversa, prevenindo-a quando possível, além de estar sempre atenta à saúde emocional do paciente. A atuação humanizada dessas profissionais reflete a missão do CQAI.

Farmácia


A oncologia, pela sua especificidade, necessita de uma equipe de farmacêuticos para garantir qualidade e segurança durante todo o processo de tratamento. Como profissional, o farmacêutico domina conhecimentos sobre cada medicamento a ser administrado, a forma correta de armazenamento, manipulação, transporte e descarte. É responsável também por selecionar os fornecedores, controlar o estoque, realizar a conferência e análise das prescrições médicas e fornecer orientações aos médicos, funcionários e pacientes. Sua atuação está alinhada com os valores éticos do Centro de Quimioterapia.

Serviço Social

Visando o atendimento integral e humanizado do paciente, a clínica possui o setor de serviço social, que é responsável por orientar os pacientes e familiares sobre a doença, questões legais (direitos e deveres, questões trabalhistas, previdenciárias e jurídicas). Sua atuação também é importante como mediador entre o serviço a ser prestado e os parceiros dos convênios médicos.

O Serviço Social atua diretamente nas demandas sociais ligadas à vulnerabilidade em relação à medicação, transporte, entre outros. O acompanhamento dos profissionais do serviço é extensivo aos familiares, enfatizando ainda mais o nosso papel de assistência humanizada em todos os contextos da atuação do CQAI.

Psicologia

O Serviço de Psicologia tem como objetivo principal oferecer suporte emocional durante o tratamento aos nossos pacientes. O trabalho da psico-oncologia auxilia o paciente e sua família a compreenderem o processo de adoecimento, oferece suporte emocional para todos os envolvidos no tratamento. Ao cuidar do emocional e da compreensão dos fatores que cercam a doença, o profissionais da área refletem a preocupação do Centro de Quimioterapia em promover a qualidade de vida, antes durante e após o tratamento.